terça-feira, 10 de agosto de 2010

Kit básico de aromaterapia: aprenda a montar o seu e conquiste mais saúde e bem-estar



 
Todas as pessoas deveriam ter em casa um kit básico aromático. Os óleos essenciais possuem tantos benefícios para a saúde - ajudando-as principalmente a enfrentar pressões emocionais - que deveriam ser usados como produtos de emergência. Eles promovem equilíbrio e bem estar para ajudar as pessoas a encarar os mais adversos desafios. Utilizados a séculos para fins terapêuticos, os óleos essenciais são extraídos de várias partes de plantas procedentes de todos os recantos do mundo. No entanto, é preciso seguir alguns critérios para a escolha de óleos essenciais de qualidade.
OBSERVE:

  • Óleos essenciais para fins terapêuticos devem ser controlados desde o cultivo até sua extração e envasamento, mantendo assim seu alto padrão de qualidade;

  • O rótulo deve mencionar o nome científico da planta do qual foi extraído, bem como data de validade e país de origem;

  • No rótulo também deve estar escrito "essência" ou "óleo essencial". A essência atua apenas no sistema sensorial, não tendo efeito terapêutico.

  • Utilize os óleos somente conforme indicação de um aromaterapeuta habilitado, pois alguns deles podem causar irritação na pele se não forem diluídos corretamente.

  • Tenha sempre junto ao kit um frasco com óleo carreador, que será utilizado para a diluição dos óleos essenciais. O kit deve ter armazenamento adequado.

  • Pessoas com sensibilidade cutânea devem ser mais cautelosas. Pare verificar a sensibilidade, teste o óleo na sola dos pés - região bem menos sensível do que outras partes do corpo.

Os óleos essenciais citados a seguir não podem faltar no seu kit básico: Lavanda, Tea Tree, Eucalipto Glóbulus, Olíbano, Manjerona, Ylang-Ylang, Alecrim e  Bergamota.



Um comentário: