segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Quem nunca teve ansiedade e preocupações?

Estes sintomas fazem parte da nossa caminhada pela vida e se olharmos com mais carinho, todo ser humano enfrenta algum tipo de batalha. Cada um traz consigo suas crenças e couraças, elementos imprecindíveis para sobreviver. Quando essas preocupações e ansiedades tornam-se como algas que se enrolam na nossa  cabeça, surgem os pensamentos negativos que se colam aos nossos movimentos, tornando-os tensos e doloridos. São as tensões que ocasionam dores, letargias e falta de movimento. Quando nos tornamos preocupados, a respiração é superficial, trazendo desconforto no tórax, ombros tensos e com propensão à tosse seca e nervosa. Ansiedade e preocupação causam pensamentos obsessivos, pensamentos estes que ficam remoendo e nos tornam estagnados. Estes aspectos emocionais que causam estagnação, precisam de energia contrária - movimento...atividade física que aumente a respiração (aeróbica), tipo caminhada, corrida, natação, andar de bicicleta. Tudo isto ajuda na modificação do ritmo respiratório e em consequência, mudança de emoção. Podemos associar os óleos essenciais de "Lavanda" e o "Sweet Marjoran" para auxiliar a liberação dos movimentos estagnados.

Aristóteles associava a imagem da "Sweet Marjoram" a um espírito forte.


O óleo essencial da "Sweet Marjoram", com seu aroma fresco e herbáceo, contribui para eliminar as nossas algas enroladas na cabeça, aliviando nossas preocupações, anseios e tristezas.
Seu aroma impulsiona-nos a respirar melhor, a pensar melhor e a determinar: "Eu posso ser aquilo que determino ser".
Coloque uma gota de cada óleo essencial (lavanda e sweet marjoram) num pouco de óleo carreador (pode ser óleo de semente de uva). Misture e aplique levemente a área tensionada, como tórax e ombros, inspire e expire suavemnete várias vezes. Estes óleos possuem processos bioativos que são espasmolíticos e sedativos. Observe como através de pequenas coisas podemos conseguir resultados surpreendentes e ainda aumentando a nossa paciência, tão importante para o nosso processo evolutivo.
Acreditar mais no processo da vida, fazendo tudo o que nos cabe com a maior disciplina e boa vontade e confiar. A natureza está cheia de ensinamentos para nos dar, mas para isso acontecer, precisamos fazer pequenas pausas e respirar fundo.

RESPIRAR (BEM) é o melhor remédio!


Se você é daquelas que não dão a menor bola para o inflar e desinflar dos pulmões, é hora de arejar as ideias-  e o próprio peito. A ciência comprova que exercícios diários de respiração reduzem os níveis de ansiedade e ajudam no tratamento de uma série de doenças.

(Fonte: Aromaterapia aplicada através de óleos essenciais -Tetrazini Maria)

2 comentários:

  1. Claudia,
    Posso confessar aqui que era super ansiosa e a respiração correta "milagrosamente" me ajudou a melhorar?
    Muito verdadeira a sua informação.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda! que bom, fico super feliz pois as coisas simples são verdadeiras e muitas vezes não nos damos conta ...bjs

    ResponderExcluir