segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Aromas que ajudam no emagrecimento

No mercado americano já encontramos vários produtos elaborados com óleos essenciais que ajudam no processo de  emagrecimento; um deles é o Sensa, que vem em formato de grânulos  para ser adicionado  a todas as refeições e lanches. Explicando como funciona: as "pitadas" de Sensa foram projetadas para aprimorar a sensação de comer, estimulando o paladar e o olfato a ponto de enganar o cérebro com uma imediata sensação de saciedade. Dependendo do cientista pesquisador com quem se converse, o paladar consiste em 75% a 90% de olfato, e o Sensa não é o único produto novo no mercado americano que promete explorar a ligação óbvia entre aromas fortes e apetites menores. 
Acho tudo isto muito interessante, mas confesso que acredito mais nos resultados naturais e aproveito para citar  uma outra linha, de sabedoria milenar - a medicina ayurvédica - que diz o seguinte: para emagrecer vamos usar técnicas contra a compulsão alimentar, que é um dos sinais da ansiedade exagerada.

Algumas dicas super valiosas:

  • Coma uma banana esmagada com uma colher de chá de ghee e uma pitada de cardamomo.

  • Use condimentos como pimenta cayenne, cominho e curry, que queimam toxinas causadoras da compulsão.

  • Quando der fome fora de hora, beba uma xícara de água quente com uma colher de chá de mel e 10 gotas de limão (esse é um excelente substituto para a comida e ainda ajuda a derreter gordura).
Alimentar-se de forma saudável e sentir o aroma daquilo que se come (tanto que Deus colocou o nosso nariz acima da boca para cheirarmos os alimentos). A hora da refeição deve ser sagrada e precisamos honrar o alimento degustando devagar, mastigando muito bem e mantendo o estado de atenção durante todo o processo.
A medicina ayurvédica classifica os alimentos em 6 sabores e prega que para terminarmos uma refeição com saciedade, precisamos ingerir todos os sabores, que são: doce, azedo, salgado, picante, amargo e adstringente.
Para completar uma boa desintoxicação é indicado também massagens com óleos aromáticos, com essências de hortelã, baunilha, limão ou lavanda, dependendo de cada pessoa. Estes aromas ajudam a baixar a ansiedade, fator importantíssimo neste processo de emagrecimento.

Também não podemos fugir dos exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, para queimar as toxinas e melhorar o nosso metabolismo. Opte por uma atividade que lhe dê prazer e tudo fica mais fácil.

Medicina ayurveda é milenar, difundida nos Estados Unidos pelo médico indiano Deepak Chopra, que possui vários livros publicados no Brasil e representado pela Marcia de Lucca em São Paulo.
Para saber mais, acesse:



Nenhum comentário:

Postar um comentário