quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aromaterapia afeta as emoções
















Dentre os nossos sentidos, o olfato é o mais desconcertante e evocativo, sobretudo porque nos fornece informações a respeito daquilo que não somos capazes de ver ou ouvir.
Chega-se até a afirmar que "o olfato parece estar plugado em nossas emoções", que por sua vez estão conectadas com as situações e o perfume das pessoas.
Que os aromas são capazes realmente de interferir na saúde já é bem conhecido e até provado; mesmo porque todos os livros de aromaterapia demonstram muito bem a forma pela qual os diferentes aromas exercem efeitos positivos sobre determinadas doenças.
A maior parte da informação a respeito dos efeitos das plantas medicinais sobre a saúde foi coletada no curso de milhares de anos de um uso que se tornou tradicional; dessa forma, embora os efeitos dos óleos essenciais seja ligeiramente diferentes daqueles produzidos pelas plantas ao inteiro (por causa da destilação), as propriedades de ambos são similares.



Contudo, os óleos essenciais levam uma vantagem sobre as plantas ao inteiro (especialmente quando secas), porque possuem um aroma concentrado, que em alguns deles chega até a cem vezes mais.
"Embora a utilização dos aromas não constitua uma prática da medicina, o fato é que ela poderia ser muito proveitosa, pois alguns dos aromas são deprimentes, enquanto outros são inspiradores e revigorantes".
William Temple, Essay on health and long life, 1690

Indicações de literatura:
Aromaterapia e as Emoções - Shirley Price (Ed. Bertrand Brasil)
Aromaterapia - Patricia Davis (Ed. Martins Fontes)
Tudo sobre Aromaterapia - Adão Roberto da Silva (Ed. Roca)
Aromacologia - Sonia Corazza (Ed. Senac)
O livro da Aromaterapia - Jeanne Rose (Ed. Campus)

2 comentários:

  1. Oi Claudia!
    Consegui alguns óleos essenciais indianos. Vou tentar fazer alguns difusores, assim que eu comprar tudo te falo o resultado.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Fico super feliz...fico no aguardo...bjs

    ResponderExcluir