quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Depressão



Pergunta que a pessoa que se sente deprimida deve fazer:

"Por que estou me depreciando?"

A depressão pode assumir muitas formas e originar-se de diferentes causas, mas, em sua generosidade, a Mãe Terra proveu-nos de um grande número de plantas que nos ajudam a aliviá-la.
Os óleos essenciais antidepressivos são tão variados quanto as formas pelas quais a depressão pode se manifestar, e parte da habilidade de um aromaterapeuta deve residir na seleção do óleo ou mistura mais apropriados para o cliente em qualquer momento dado - pois as necessidades deste também podem mudar de dia para dia, e mesmo de hora para hora.
Seria mais que inútil usar um óleo altamente sedativo quando a pessoa deprimida sente uma fadiga ou uma letargia fora do comum.
Mas quando a depressão está assumindo a forma de inquietude, irritabilidade e incapacidade de dormir, talvez seja preciso usar um óleo exatamente dessa natureza.
Os óleos de Camomila, Sálvia-esclaréia, Ylang-Ylang, Lavanda e Sândalo são ao mesmo tempo sedativos e antidepressivos, ao passo que os de Bergamota, Gerânio, Melissa e Rosa ajudam a elevar o estado de ânimo sem sedar.
Nos casos em que a depressão está associada a ansiedade, o óleo de Néroli é um dos mais úteis, enquanto o de Jasmim é tradicionalmente usado para aumentar a confiança do indivíduo, tanto em si mesmo quanto na possibilidade de superar circunstâncias difíceis.
A prática de massagens é sem dúvida muito importante, em função do contato com o terapeuta, embora os banhos também possam ser valiosos, em parte porque podem ser tomados diariamente, ou sempre que o cliente sentir-se inclinado a tomá-los, em parte porque envolvem o fato de a pessoa deprimida fazer algo em seu próprio benefício.
Além dos óleos essencias, importante são os exercícios respiratórios e todos os exercícios físicos que aumentem a pulsação (caminhada, corrida, natação, ciclismo).
Esta energia precisa ser modificada, é necessário trazer mais oxigênio para a circulação.

(Fonte: Aromaterapia de Patricia Davis)

Clip de Patricia Kass...



7 comentários:

  1. Adoro seus posts, Cláudia! Parabéns pelas escolhas, temas, fotos... podemos sempre aprender com vc! Qdo fizer uma Ida Torte te chamo para a gente tomar um café hehehehe! bjos minha querida!

    ResponderExcluir
  2. eita! também quero!...brincadeira...
    Cláudia seus posts são realmente dignos de uma mulher iluminada e cheia de carinho pela humanidade! obrigada, obrigada pelos ensinamentos... beijos! um ótimo dia! Ah...adorei lhe ver no 50mulheres...muito linda! Sandrinha-Brasília

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Claudia!

    Estou aprendendo muito com seus posts!

    Obrigada por você passar tudo que sabe,e
    melhor ajudando que a aromaterapia pode
    nos ajudar em melhorar, ou sarar muitas
    doenças.

    Estou passando por um momento de ansiedade,
    por conta disso meu peso está muito acima,
    rsss esses óleos que você citou pode ajudar?

    Desde de já agradeço por sua atenção.

    Bjs Marta.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra! vou te chamar quando o café sair...rsrsrsrsr bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Marta! obrigada pelo carinho, faço tudo com muito carinho...quanto aos óleos essenciais no processo de emagrecimento, tenho uma postagem anterior bem interessante. Vai em arquivo do blog e clica em cima da palavra emagrecimento. Acho que vais gostar! Coisas que eu acredito para emagrecer: 1. Se acalmar 2. Ler sobre alimentação 3. Exercícios físicos 4. Uso de óleos essenciais e meditação.
    Bjs Cláudia

    ResponderExcluir
  6. Oi Marta!
    Errei, vai em marcadores e clica em cima da palavra emagrecimento...rsrsrsr

    ResponderExcluir