quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Óleo essencial de gerânio

Achei as perguntas do post anterior sensacionais, pois muitas vezes abordo um determinado assunto achando que toda(o)s já sabem como usar determinado óleo essencial.
Continuem a comentar!!!

"Gerânio, o óleo da mulher".
Os tão amados gerânios de nossos vasos e janelas na verdade não são gerânios, mas pelargônios, e é das folhas do Pelargonium odorantissimum, e de uma ou duas outras variedades, que se obtém o óleo essencial através de destilação a vapor.
A nível emocional, este óleo é como um escudo que nos dá segurança, coragem e flexibilidade de ação.

Os principais componentes do óleo essencial de gerânio incluem o geraniol, o citronelal, o linalol, o terpineol e alguns álcoois.
Tal como todos os óleos florais, é antidepressivo e anti-séptico.
É também um valioso adstringente e um hemostático (estanca sangramentos), o que o torna muito útil no tratamento de feridas.
O Gerânio é um estimulante do córtex adrenal.
Os hormônios secretados pelo córtex adrenal são fundamentalmente reguladores, governando o equilíbrio dos hormônios secretados por outros órgãos, inclusive os hormônios sexuais masculino e feminino; portanto, é de grande ajuda nos problemas relacionados à menopausa e em todos os quadros que indequem a existência de uma flutuação no equilíbrio hormonal.

Pode-se utilizar o Gerânio, em especial, para aliviar a tensão pré-menstrual, aplicação em que também suas propriedades diuréticas entram em jogo, ajudando a aliviar a excessiva retenção de líquidos que muitas mulheres experimentam no período pré-menstrual.

O Gerânio tem, ainda, um efeito estimulante sobre o sistema linfático, e esta, combinada com sua ação diurética, é a razão pela qual é utilizada em creme de massagem para o tratamento de celulite, retenção de líquidos e edema nos tornozelos.
*Atua como é um excelente antidepressivo e acalma os medos em situações de confronto.

*Útil para melhorar a comunicação e a auto-expressão.

*Ajudam as pessoas que se "rebaixam" e que em consequência, vivem com dores lombares.

*Amigo das pessoas que se preocupam mais com os outros do que consigo mesma.

"O Gerânio abre a mente para tomada de atitude".


Como usar o óleo essencial de gerânio:


Massagem

É a aplicação mais importante da aromaterapia, uma vez que alia o poder terapêutico do toque às propriedades dos óleos essenciais.
Num frasco de vidro escuro, dilua 5 gotas de óleo essencial de gerânio em 15 ml de óleo de semente de uva e utilize esta mistura para suas massagens ou mesmo numa auto massagem.
Esta mistura pode ser utilizada até 30 dias, desde que guardada em lugar fresco e seco, no vidro escuro e bem fechado.
Se a preferência for creme, acresentar 5 gotas de óleo essencial de gerânio em 30 gr de creme neutro.
As farmácias de manipulação possuem estas bases.


BANHOS
Se for de chuveiro, pingar umas 10 gotas de óleo essencial de gerânio no piso do box, deixar a água quente entrar em contato com o óleo e fazer exercícios de respiração profunda durante o banho.

Se for de banheira, diluir 4 gotas de óleo essencial de gerânio numa tampinha com álcool e colocar esta mistura na água da banheira. Não dá para pingar o óleo essencial direto na água pois o óleo não se mistura com a água; é necessário diluir antes em um pouco de álcool.

Auto-massagem
Um caminho bem interessante também é a auto-massagem, que pode ser feita a qualquer momento e também é uma forma da gente se "cuidar".
 A diluição do óleo é a mesma citada em massagem e vale mais uma dica:
evitar usar o gerânio na parte mais adiantada do dia, pois mesmo sendo classificado como um óleo sedativo, algumas pessoas se mostram superexcitadas, inquietas ou insones após seu uso.

Além de todas as formas citadas, este óleo também pode ser utilizado em forma de spray, inalações ou ainda colocado em difusores elétricos.
Mas pela minha experiência, a melhor resposta dele vem através das massagens.
Se por acaso surgirem dúvidas, entre em contato pelo e-mail:






11 comentários:

  1. Oi!!!Realmente...dps de um dia tão cansativo e quente queria msm essa banheira, uma massagem e tds os óleos para relaxar!! rsss

    Obs: infelizmente tb não sei como colocar música no blog, pois foi um amigo k colocou p mim!!!n entendo nada disso!!! k pena!!!
    bjinho!

    ResponderExcluir
  2. Bem que eu queria uma massagem ao chegar em casa..rsss
    Mas vou ter que ficar com a opção de pingar as gotas no chão do meu box:-)
    Onde posso encontrar esse óleo??
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  3. ah que sensacional! Cláudia vc é um ser muito especial mesmo , muito obrigada. Obrigada por compartilhar conosco seus ensinamentos. Eu vou atrás do meu óleo de gerânio hoje mesmo! Obrigada! Estou imaginando isso nos meus pés pela manhã...ah! vou ter um dia fantástico! obriga Flor! ótimo Findi para você! Beijinhosssss Sandrinha-Brasília

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas! obrigada pelos comentários, são super importantes...Cláudia, vou passar os locais onde podes achar os óleos no teu email, ok? bjs à todas

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudia, tenho umas duvidas!!! Gostaria de saber como utilizar o oleo para tratamento da celulite?? posso pingar umas gotinhas dele no meu creme de corpo??? Uma amiga naturologa me disse que tenho q ficar alerta com esse oleo pois ele meio que corta a açao do anticoncepcional... Obrigada Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Claudia!!
    Estava eu fazendo uma pesquisa de imagem de gerânio e acabei aqui, além da imagem que achei, esse post me deu uma vontade de fazer uma massagem e de sentir o cheirinho de gerânio. Olha, vou usar uma imagem do post e vou dar os créditos e colocar o link pro teu blog. Ok? Se tu não quiseres me dá um toque que eu tiro. Ok?

    Beijinhos
    Sheila
    http://www.vidasuculenta.blogspot.ie/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não conheco estou tentando compra da pra passa o valo?

      Excluir
  7. Muito esclarecedor, amiga!
    Especial! Bjs

    ResponderExcluir
  8. onde encontrar oleo de geranio??

    ResponderExcluir
  9. Oi Cláudia romã,eu comprei o óleo de gerânio e 50g de creme base neutro ,gostaria de usar no rosto,mais não sei quantas gotas colocar, você poderia me ajudar? Também tenho o de abacate,jojoba,alecrim,ylanylang e o cedro Virgínia,posso mistura_los,fico agradecida pela sua ajuda,obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Me desculpe seu nome saiu errado,Cláudia Roma

    ResponderExcluir