sexta-feira, 23 de março de 2012

Só Lavanda!


Dentre todos os óleos essenciais, o de Lavanda é, sem dúvida, o mais versátil, com uma gama de propriedades que vão desde a de analgésico, passando pela de antidepressivo, anti-séptico, bactericida e descongestionante, até a de hipotensor, repelente de insetos, sedativo e vermífugo.

Tudo isso não a torna milagrosa nem salvadora da pátria, mas uma excelente ferramenta para termos conosco no dia-a-dia.


Suas propriedades, no entanto, podem ser mais bem resumidas nas de calmante e, acima de tudo, reguladora.

Talvez a  mais importante propriedade do óleo de Lavanda seja sua capacidade de restaurar estados de desiquilíbrio - da mente ou do corpo - para aquele quadro de equilíbrio em que a cura pode ter lugar.


A versatilidade da planta é um reflexo da complexidade de sua estrutura química.

Os componentes ativos do óleo incluem os ésteres (acetatos linalílico e geranílico), o geraniol, o linalol, o cineol, o d-borneol, o limoneno, o 1-pineno, o cariofileno, os ésteres do ácido burítico e do ácido valeriânico, e a cumarina.


A proporção dos diversos componentes deverá variar de lugar para lugar, dependendo do solo e das condições climáticas.


Após um verão seco e quente, por exemplo, o óleo deverá apresentar uma proporção mais elevada de ésteres (propriedade calmante) do que após um verão fraco, de sorte que a Lavanda alpina apresenta sempre uma proporção mais elevada de ésteres do que as plantas cultivadas em altitudes mais baixas.


A Lavanda tem sido usada continuamente por milhares de anos, seja na forma de óleo essencial, seja como flor fresca ou seca.

Enquanto algumas das plantas medicinais conhecidas por antigas civilizações caíram em desuso para serem "redescobertas" apenas nos últimos anos, a Lavanda jamais perdeu sua popularidade.


O nome da planta deriva do termo latino lavare - lavar -, que nos remete à processos de limpeza, tanto física quanto energética.

Muito importante lembrar da respiração consciente, que deve ser realizada junto do uso da Lavanda.

Pouco adiantaria o uso do óleo sem acrescentar momentos de calma e tranquilidade.


Agradeço ao Universo e desejo que  ela continue a espalhar o seu perfume pelo planeta...


4 comentários: