terça-feira, 11 de março de 2014

Plantando lavandas


Na revista Bons Fluidos deste mês, uma reportagem super interessante da paisagista Ana Paula Magaldi, sobre cuidados para quem quer cultivar lavandas!

Durante estes quase quatro anos de blog, várias vezes surgiram estas dúvidas nos comentários.

Vou transcrever na íntegra as dicas da paisagista:


Local
A lavanda prefere os lugares ensolarados, com luz direta de três a quatro horas. Mas também se adapta aos espaços com meia-sombra. "O único cuidado que se deve ter é fazer com que ela fique protegida do frio intenso. Assim, florescerá o ano todo."


Rega
Nos períodos mais quentes, águe todos os dias e, nos mais amenos, intercale a rega dia sim outro não. "Mas nunca encharque o solo, pois isso poderá enfraquecê-la." Essa planta se desenvolve melhor em terra aerada. Pegue uma peneira e passe a terra por ela. Assim ela fica fininha e sem impurezas.


Plantio
Onde você quiser e tiver espaço ou no solo ou no vaso. "Se optar pelo último, aconselho que prefira recipientes de barro ou cimento. A lavanda se acomoda melhor nesses materiais." E os vasos devem ter furos para drenar a água. No solo, atente-se para mantê-lo calcário, arenoso e seco.


Poda
As hastes chegam a 45 cm de altura, mas é bom podá-las para ficarem mais fortes. Se o talhe for feito no outono, ela irá rebrotar com força total na primavera. "Faça o corte a partir de três dedos acima da bifurcação do talo; depois , adicione um substrato."


Pragas e doenças
Em geral, não exigem atenção, pois normalmente a lavanda não é atacada por pragas ou doenças. Só fique atenta para retirar diariamente os galhos secos que sobram no vaso ou no solo. No mais, tome cuidado com a quantidade de água e com a poda.


19 comentários:

  1. Bom dia linda!
    Tenho um vaso de lavanda, mas o danadinho não vai pra frente!
    Agora com todas esse dicas ela vai desenvolver, pois eu estava fazendo tudo errado!
    Obrigada por compartilhar a reportagem!
    Bjo grade
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia, vou procurar as mudas e vou plantar. Amei suas dicas, Que seja sempre abençoada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  3. Claudia,
    Eu tenho umas poucas mudas de lavanda em minha casa na serra, mas jamais terão um talo como estes, que coisas lindas! Vou tentar seguir suas dicas, quem sabe eu consigo para a próxima primavera.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  4. Sou doida por lavanda, mas por aqui onde moro nunca vi nenhuma mudinha para comprar, já tentei as sementes mas não brotaram, fiquei triste...rsrsrs.
    Bjs, Verônica

    ResponderExcluir
  5. Imagino a maravilha de um jardim repleto de lavanda, ficaria lindo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amiga Querida, eu assino a Bons Fluidos e quando vi essa matéria adivinha de quem me lembrei?????? Claro, que foi de ti .... automaticamente. Fiquei feliz, também, porque saiu um comentário meu na página 17 sobre a edição passada. Uma ótima semana muito perfumada em todos os sentidos. Com carinho de sempre... Rê.

    ResponderExcluir
  7. Oi Claudia,
    boas dicas de cultivo, quero ter um vaso com essas lindas plantinhas e curtir o seu precioso aroma.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Claudia, eu sempre tenho vasos com lavanda em casa, e elas duram anos...eu sigo à risca essas dicas!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, como vc faz para evitar que os galhos inteiros de lavanda se sequem de repente? Tive vasos lindos de lavadas e alguns pés simplesmente secaram sem motivo, sendo que não tinha fungos, e as condições de sol e água é igual para todos os vasos. Pode me ajudar? Obrigada.

      Excluir
  9. Amei essas dicas e pelo que vc sabe ando precisando... vou passar a terra dos vasos que estão com problema na peneira, vai solucionar direitinho, estou confiante.
    Amanha vou comprar a revista deve estar cheia de coisas boas. Amanhã tb faço 27 anos de casada e estou muito feliz, sempre é bom renovar os votos com o maridão só nos dois, quero preparar uma mesa bem linda e aqui sempre tenho grandes ideias!
    Beijo minha querida e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Olá Claudia,
    adorei as dicas, é super importante saber aonde e como cultivar determinadas plantas. Meu pai sabia tudo sobre as plantas, ele dizia que a lua também influenciava muito. Eu devia ter anotado, hoje planto e passo trabalho por desconhecer as técnicas de plantio.
    Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Claudia,

    Vi seu blog na lateral de um blog amigo.

    Vim conhecer e estou encantada. Que energia leve que sinto aqui....

    Eu também compro a revista Bons Fluídos!! Ma, ainda não compre a desse mês.

    Tenho lavandas e...ai, quem me dera se fossem como as das suas fotos.

    Minhas lavandas são miúdas...não sei se é o clima.

    Na Europa, elas são gigantes...em Campos do Jordão também!!!

    É você nas fotos? Eu tenho o sonho de um dia ir conhecer os campos de lavandas de Provence!!!

    Obrigada pelas dicas.

    Tenha uma linda e perfumada noite, com perfume de lavanda ...

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Oi Claudia.
    Lindas as lavandas, e as dicas são muito boas para quem gosta de cultivar ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Assim, sim! Agora já posso plantar algumas lavandas! Sabes que sou jardineira de primeira! rsrsrr Mesmo assim, vou plantá-las na floreira da varanda...quem sabe estou num momento mais capaz de cuidar delas! Algumas fotos, lembro delas como se fossem tiradas agora! Coisa maravilhosa e me deu uma saudade!!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa que ótimo, sempre achei difícil cuidar de lavandas, aliás, não sou muito boa com plantas, mas vou mudar isso...
    Amo cuidar da casa, criar um clima de luz, colorido e paz e acho que as plantas têm um papel fundamental nisso, além de nosso coração e oração...

    ResponderExcluir
  15. Claudia,
    Adorei as dicas. Aqui tem prá todo lado, por que é uma planta nativa da região do Mediterrâneo.
    Mas as minhas nos vasos da sacada, não ficam bonitas como as que vejo nos jardins e até no meio do mato.
    Acho que estou errando é no tipo de terra, vou colocar um pouco de areia.Besitos

    ResponderExcluir
  16. Claudia,

    Que ótima dicas, estou cultivando lavanda em um vaso, e as folhas começaram a ficar pretas, mudei de local..não sei o que fazer..tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  17. Oi Cláudia, sabe por que às vezes os galhos da lavanda começa secar e termina matando a planta? No mesmo vaso tem 2 lavandas igualmente lindas e de repente 1 delas começa escurecer os galhos e seca toda a planta. Condições iguais de água e sol e nada de praga nas 2 plantas. Pode me ajudar? A poda nunca tinha sido feita. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Oi Cláudia, sabe por que às vezes os galhos da lavanda começa secar e termina matando a planta? No mesmo vaso tem 2 lavandas igualmente lindas e de repente 1 delas começa escurecer os galhos e seca toda a planta. Condições iguais de água e sol e nada de praga nas 2 plantas. Pode me ajudar? A poda nunca tinha sido feita. Obrigada.

    ResponderExcluir