segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cabelo & óleos essenciais


O cabelo é composto principalmente de uma proteína de nome queratina, que também forma nossas unhas e a camada externa das células da pele.
A queratina não é uma substância viva, mas é produzida à medida que as células vivas do folículo capilar (a raiz) morrem.
Meio complicado, não é mesmo?
Por ser o cabelo uma substância morta, a aromaterapia pode fazer muito pouco para influenciar seu estado.

"O que está ao alcance dos óleos essenciais é melhorar a saúde do couro cabeludo, da qual depende a saúde do cabelo."


Há várias centenas de anos o alecrim é usado como tônico capilar, sobretudo para cabelos escuros.
Pode-se acrescentar algumas gotas à água da última lavada após a aplicação do xampú, ou fabricar uma loção à base de álcool para massagear o couro cabeludo, dissolvendo-se 5 ml de óleo essencial de alecrim em 100 ml de álcool de cereal.


A camomila é usada há séculos como produto para lavagem de cabelos, conferindo-lhes uma tonalidade dourada, mas pode ser levemente ressecante.


É possível tratar a caspa de maneira eficaz com os óleos de bergamota, lavanda ou, o que é mais indicado, uma mistura de ambos.
Devem ser misturados em quantidades iguais e acrescidos a um óleo básico em uma diluição a 3%, aplicando-se em seguida a solução da mesma forma como a descrita para o alecrim.


A saúde do cabelo e do couro cabeludo dependem, em grande parte, da saúde geral e da alimentação, e uma dieta que ofereça um bom equilíbrio de minerais e vitaminas, é a melhor maneira de manter os cabelos em boas condições.

3 comentários:

  1. Ótimas dicas amiga! A do alecrim dá certinho pra mim pois tenho cabelos escuros... e adoro o cheirinho dele!
    Boa noite amiga!
    bjus!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cláudia, vim conhecer o blog e retribuir a visita. Estou feliz e agradeço a você e a nossa amiga Chica, que sempre promove estas surpresas e encontros. Estou realmente encantada com o blog, e de cara vou apostar nas dicas para o cabelo, já que os meus estão precisando de ajuda imediata. Gostei muito desta postagem.
    Um grande abraço, e uma linda semana.bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudia!
    Adorei saber, gosto de usar produtos naturais, uso babosa duas vezes por semana nas raízes dos cabelos para amenizar a queda e essa dica do alecrim vou experimentar.
    Beijos!

    ResponderExcluir